
Mobilização Digital e o Marketing Educacional
A crescente oferta de vagas para a graduação, em especial nos últimos três anos, tem acarretado um número decrescente de candidatos no processo seletivo das instituições de ensino superior, em especial, nas instituições mineiras de maior credibilidade e consolidadas neste segmento do mercado de ensino.
Anteriormente, o candidato influenciado por sua família escolhia onde se graduar, levando em consideração a credibilidade das instituições, preços de mensalidades, localização geográfica, oferta de cursos, disponibilidades de horários entre outros itens. Esta realidade foi severamente afetada pelo crescimento desordenado da oferta de vagas, pelas estratégias de marketing agressivas e, ainda, em alguns casos específicos, pela concorrência predatória praticada por Instituições de Ensino Superior de outros estados que têm interesse em consolidar posição em Minas Gerais.
A Universidade FUMEC, sensível as ameaças que este cenário apresenta, pretende formular uma política de comunicação institucional que retrate melhor sua imagem, divulgando suas condições de oferta de cursos, os produtos acadêmicos, suas pesquisas, a colocação de egressos no mercado de trabalho e o seu compromisso social.
No início de 2004, a nossa equipe foi escolhida pela Universidade Fumec para auxiliar no desenvolvimento de um projeto ambicioso, a Mostra Fumec, onde se pretendia apresentar todo o potencial da instituição e, através dele, criar canais de relacionamento com o público-alvo potencial e toda a comunidade onde está inserida.
Marcada pelo pioneirismo, a 1ª Mostra Fumec tinha por objetivo estreitar o relacionamento com a sociedade belohorizontina, com ênfase em estudantes universitários - da Fumec e de outras instituições superiores - alunos do ensino médio e pré-vestibulandos. Foram desenvolvidas “ações dirigidas” para todo este público, sendo “cercadas” todas as possibilidades de contato, desde coordenadores de escolas de ensino médio, passando por pais de estudantes, alunos de outras instituições de ensino, bem como os próprios alunos e egressos da Fumec.
Ao longo do ano, vários eventos e ações preparatórias foram coordenadas e executadas pela agência, utilizando ferramentas promocionais, de relacionamento e a própria publicidade. Foi de responsabilidade da agência também toda a coordenação do evento, com o desenvolvimento de projeto arquitetônico-promocional, sinalização, programação visual, montagem e coordenação do pessoal.
Uma exposição simultânea, apresentando a produção acadêmica e cultural do Centro Universitário FUMEC em todas suas áreas de conhecimento, com atrações artísticas, shows, palestras e atividades extracurriculares dirigidas, aberta a participação da comunidade interna e externa, fundamentalmente aos candidatos em potencial a uma vaga universitária.
Público:
Alunos do ensino médio. Alunos de pré-vestibular. Alunos, funcionários e professores da Instituição. Alunos egressos da FUMEC. Familiares de Alunos e egressos. Alunos de outras universidades. Comunidade do entorno. Imprensa. Instituições e empresas parceiras. Fornecedores. Representantes do poder público
Objetivos Gerais
• Reforçar a imagem institucional do Centro Universitário FUMEC
• Criar canais de relacionamento com os candidatos universitários potenciais e o ambiente onde estão inseridos.
• Apresentar, os cursos e o espaço físico do Campus FUMEC e produção acadêmica, criando assim, as condições necessárias para dar conhecimento da oferta e do ambiente intelectual e emocional positivo da instituição.
• Intensificar o relacionamento escola-comunidade e escola-empresa.
Ações
1. Conceito da Campanha, Criação do Nome e Programação Visual
2. Definição da Programação
3. Criação da Home page
4. Relações públicas, captação de patrocínio e parcerias
5. Lançamento
6. Ações de divulgação e Atividades pré-evento
7. Infra-estrutura
8. Campanha de divulgação e promoção
Durante os cinco dias em que ocorreram a Mostra, nossa equipe coordenou um serviço especial de shutle, com o agendamento prévio de grupos de alunos de escolas do ensino médio, chegando a atender até 1200 pessoas/dia, só com este serviço. Ao final, a Mostra foi um grande sucesso, com resultados expressivos, registrados em números de estágios encaminhados (mais de 5000); inscritos em cursos e oficinas ministrados por professores da Fumec (pouco mais de 3000); número de visitas e alunos que participaram de visitas monitoradas (3620).
Sem falar nas inscrições para o vestibular, que ultrapassaram a cifra de 4100 inscritos, sem que nenhuma peça do evento falasse do processo seletivo do final de ano.
Depois disso, fomos responsáveis pelo planejamento, concepção, desenvolvimento e execução de mais 3 edições da mostra, que até hoje é lembrada pelo sucesso e pioneirismo.



